Connect with us

destaque

Prefeitura de Rio Branco se dedica na gestão da Merenda Escolar

Published

on

A merenda escolar desempenha um papel crucial na garantia da segurança alimentar no ambiente educacional e contribui significativamente para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Nas escolas da rede pública municipal de ensino, a oferta da merenda, proporcionada pela prefeitura, tem se mostrado vital para a dignidade de milhares de crianças atendidas.

O Centro Logístico de Distribuição e Armazenamento da Secretaria de Educação, recentemente inaugurado pelo prefeito, desempenha um papel central nesse processo. Localizado na Rodovia AC-40, no bairro Amapá, este centro, com cerca de 2 mil metros quadrados de área coberta, centraliza diversos setores que antes eram dispersos, como o almoxarifado, patrimônio, transporte e alimentação escolar. Essa centralização tem facilitado o fluxo de trabalho e garantido a eficiência na distribuição dos alimentos.

O Centro Logístico é o ponto de partida dos alimentos que chegam diariamente às escolas. Atualmente, atende cerca de 22 mil alunos da rede municipal de educação. Um dos itens mais consumidos é o arroz, com uma média de 15 mil quilos por mês. A Prefeitura de Rio Branco assegura a qualidade e quantidade dos alimentos, trabalhando sempre com estoque novo, com validade superior a 6 meses.

James Rodrigues, coordenador do Centro Logístico, destaca a preocupação em oferecer uma alimentação segura: “O nosso trabalho é trazer essa alimentação desde a saída do depósito até a chegada da escola com toda segurança e cuidado.”

Advertisement

Todo o processo é cuidadosamente planejado, obedecendo à pauta alimentar elaborada anualmente para prever os itens adquiridos pelo Município. Os cardápios são elaborados por nutricionistas, garantindo uma refeição equilibrada e saudável, com carboidratos, proteínas, frutas, legumes e verduras, adequada às diferentes faixas etárias dos alunos.

O nutricionista Diego Lima ressalta: “A gente consegue aqui na merenda escolar fornecer as frutas, as verduras, carnes de qualidade como coxão mole, coxão duro e, também, consegue fornecer cortes nobres de frango, tudo isso para atender a necessidade nutricional da criança conforme rege o FNDE.”

Para muitas crianças, que passam boa parte do dia na escola, a merenda escolar é essencial. Algumas frequentam o ensino parcial, enquanto outras permanecem no ensino integral. No Centro de Educação Infantil Rita Batista, são preparadas até cinco refeições diárias.

Raab Gomes, gestora do C.E.I Rita Batista, destaca a importância da alimentação escolar: “Considero muito importante essa alimentação escolar para as crianças, principalmente essa alimentação que mudou com o passar do tempo da pré-escola, porque saiu bastante do suco com biscoito e ficou uma refeição mais equilibrada, mais forte, para garantir que as crianças continuem fortes e saudáveis.”

Parte dos alimentos é fornecida pela agricultura familiar, garantindo a qualidade dos produtos. As manipuladoras de alimentos desempenham um papel essencial na preparação das refeições, assegurando que o cardápio seja seguido rigorosamente.

Advertisement

Patrícia Albuquerque, uma das servidoras, destaca a importância de fazer o trabalho com carinho: “Muito, muito carinho mesmo porque se a gente não fizer com amor, com carinho, a gente tá lidando com crianças, então a gente optou por fazer, por ter essa profissão justamente por isso.”