Portões serão abertos às 12h (10h no Acre) e fechados às 13h (11h no Acre). A aplicação das provas começará meia hora depois com questões de linguagens e ciências humanas, além da redação.
Quase 3,4 milhões de candidatos estão inscritos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que começa neste domingo (13) com as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação.
Para não ter stress e correr o risco de perder a prova, a recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é chegar às 12h (10h no Acre) no local do exame. A fim de evitar qualquer contratempo, o candidato deve sair com antecedência de casa, conferindo antes se está com a documentação e material necessários.
O que levar no Enem
- RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
- Álcool em gel;
- Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
- Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
- Cartão de confirmação de inscrição;
- Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
O que não pode no Enem
- Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
- Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
- Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
- Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
Dica: Como são cinco horas e meia de exame, é recomendado que o candidato vá com uma roupa confortável e calçados que não apertem.
Fonte: globo.com