Connect with us

Saúde

Governo encerra programação do Opera Acre Mulher com 160 pacientes atendidas

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e em parceria com a Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), encerrou no último sábado a programação do Opera Acre Mulher. A iniciativa, realizada durante toda a semana, beneficiou 160 pacientes com cirurgias no Hospital Ary Rodrigues, em Senador Guiomard, e na Fundhacre, em Rio Branco. Entre os procedimentos realizados, estão histerectomias, cirurgias para tratar abscessos de mama, além de blefaroplastias e otoplastias.

A ação faz parte das atividades do Outubro Rosa, com o objetivo de atender mulheres que aguardavam na fila por cirurgias ginecológicas e de mastologia. Ao todo, 120 mulheres foram atendidas no Hospital Ary Rodrigues e as demais na Fundhacre. O projeto teve investimento de mais de R$ 184 mil, financiado pelo Ministério da Saúde, como parte do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas.

Advertisement

Shirley Nascimento, chefe de regulação de cirurgias da Sesacre, destacou a complexidade das cirurgias realizadas na Fundhacre, como a retirada do útero por via vaginal e abdominal. O secretário de saúde, Pedro Pascoal, ressaltou a importância da iniciativa para diminuir as filas e garantir saúde para as pacientes. Pascoal também mencionou que o governo pretende continuar o projeto, ampliando o atendimento para mais mulheres no estado.

No Hospital Ary Rodrigues, o gerente Igor Gomes reforçou o papel da unidade, que, em dois anos, já realizou mais de 700 cirurgias como parte do Opera Acre. Segundo ele, a parceria com o governo estadual tem sido fundamental para manter a equipe motivada e garantir a realização dos procedimentos.

Advertisement