Published
1 ano agoon
By
EditorAulas em Cruzeiro do Sul já paralisaram nesta quarta-feira, 23.
Em Cruzeiro do Sul, professores do estado decidem por paralisação nesta quarta-feira, 23. O motivo da paralisação é a matéria, encaminhada à Assembleia Legislativa do Acre, por parte do Governo do Estado. No texto, o governo alega estar amparado por súmula do STF para decidir que não deve pagar o 13º salário e as férias para professores provisórios.
Em Cruzeiro do Sul, os professores estiveram reunidos, na escola Flodoardo Cabral, para tratar do tema e da paralisação.
“Estamos aqui pedindo que o governo tire essa matéria e não faça essa maldade com os nossos professores. Esperamos que voltem atrás e regulamentem esses contratos e paguem também o abono”, é o que diz Pedro Lima, Presidente do Sinteac. E continuou: “Nosso objetivo é pedir que os nossos deputados retirem essa ação na justiça, ou modifiquem essa lei”, concluiu o presidente.
Aberson Carvalho, secretário de educação do estado, comentou a decisão que, segundo ele, é amparada por uma súmula do Supremo Tribunal Federal (STF), ingressada pelo Estado de Minas Gerais, mas que, no Acre, a medida não se aplica em sua totalidade. O secretário falou ainda que o governo vai buscar uma solução definitiva para superar o problema.
“O Estado paga a todos os seus professores temporários o décimo terceiro e as férias proporcionais. Os únicos que não possuem esse direito são aqueles profissionais com contratos diretos de dez meses de duração. No próximo ano, nos comprometemos a iniciar novas tratativas para podermos encontrar uma alternativa, com a segurança jurídica necessária, onde todos possam receber esses benefícios”, disse o secretário.
Presidente Luiz Gonzaga destaca apoio da ALEAC em projeto de expansão da produção de duínos no Acre
Presidente Lula aborda desafios no financiamento ambiental durante evento na COP28
Porto Walter realiza campeonato de futebol feminino com apoio de Luiz Gonzaga
Debate na Aleac: Deputados Discutem Situação das Famílias Acampadas
Lula anuncia R$ 1,6 Bilhões para Estados e manutenção do Fundo de Participação dos Municípios
Acre busca parceria com a Índia na área de fármacos e intercâmbio