Connect with us

destaque

Lideranças Noke Koi buscam fortalecer parceria com Prefeitura de Cruzeiro do Sul

Published

on

Nesta quarta-feira, 17, o Prefeito em exercício de Cruzeiro do Sul, Henrique Afonso, recebeu representantes da etnia Noke Koi, conhecidos também como Katukina da BR 364. O encontro teve como foco a continuação da parceria entre a administração municipal e o povo Noke Koi, destacando-se pela apresentação de demandas específicas da comunidade indígena.

Entre as principais solicitações apresentadas pelos líderes Noke Koi estava a construção de uma creche, um projeto que segundo Henrique Afonso, já se encontra cadastrado e em processo de andamento. Ele enfatizou o compromisso da administração municipal com o povo Katukina, ressaltando a importância da creche como um sonho para a comunidade indígena e a necessidade de alinhar urgências e demandas.

Advertisement

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul possui um departamento dedicado às questões indígenas, trabalhando ativamente nas Terras Indígenas dos Noke Koi em áreas como agricultura, saúde, educação, cultura e turismo. Esta abordagem multidisciplinar visa atender às necessidades variadas da comunidade.

O encontro contou com a participação de diversas lideranças Noke Koi, incluindo Edilson Rosa da Silva Katukina (Poá), Cacique geral, Adriano Rosa da Silva, Assessor e Articulador Indígena, e Carlos Peixoto Katukina, também Articulador Indígena e liderança. Representantes do governo municipal, como secretários e o vereador Betão da Br, também estiveram presentes.

Carlos Peixoto Katukina avaliou a relação entre a Prefeitura e os povos indígenas de forma positiva, expressando otimismo para futuras ações em benefício dos povos do Campina/Katukina no decorrer do ano. Este diálogo entre a Prefeitura e as comunidades indígenas é um exemplo de colaboração e compromisso com o desenvolvimento e bem-estar dos povos indígenas na região.

Advertisement