Connect with us

Empreender

Pequenos negócios lideram aberturas de empresas no Brasil em 2025

Entre janeiro e julho de 2025, o Brasil registrou a criação de 3,1 milhões de novas empresas, sendo que 96,9% correspondem a pequenos negócios, segundo levantamento do Sebrae. O levantamento considera microempreendedores individuais (77,2%), microempresas (18,7%) e empresas de pequeno porte (4,1%).

Somente em julho, foram abertas 449,6 mil empresas, das quais 433,1 mil se enquadram nessa categoria, representando 96,3% do total. Esse foi o melhor resultado mensal desde março para os pequenos negócios.

O setor de Serviços mantém a liderança nas aberturas, acumulando 1,92 milhão de novos empreendimentos no período, com 77% de microempreendedores individuais e 23% de micro e pequenas empresas. Os estados com maior número de registros nesse setor são São Paulo (592,8 mil), Minas Gerais (203,8 mil) e Rio de Janeiro (166,4 mil).

Os segmentos que mais cresceram em julho entre os microempreendedores individuais foram atividades de malote e entrega, transporte rodoviário de carga e publicidade. Entre micro e pequenas empresas, os destaques foram serviços médicos e odontológicos, atividades administrativas e de escritório e serviços de saúde não médicos.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os números mostram que os pequenos negócios são essenciais para a economia. Segundo ele, essas empresas geram empregos, promovem inclusão e fortalecem o desenvolvimento local. Em 2024, o Sebrae realizou mais de 60 milhões de atendimentos no país, e, de acordo com Lima, a instituição está pronta para apoiar os novos empreendedores.

O levantamento confirma a relevância dos pequenos negócios no cenário econômico nacional, tanto na geração de postos de trabalho quanto na ampliação das oportunidades de renda e empreendedorismo em diferentes setores e regiões.