A Prefeitura de Rio Branco concluiu o Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), capacitando 409 professores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais. A iniciativa, que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), teve como objetivo aprimorar práticas de leitura e escrita na educação infantil. A formação durou 120 horas, foi realizada em formato híbrido e incluiu atividades presenciais e online mediadas por formadoras municipais.
Nos dias 13 e 14 de novembro, o Seminário Final do LEEI, intitulado “A experiência formativa do LEEI: construindo práticas inspiradoras com as crianças da pré-escola”, reuniu os participantes no Teatro Universitário da Ufac. Durante o evento, os educadores compartilharam suas práticas pedagógicas e metodologias desenvolvidas ao longo do programa por meio de apresentações, rodas de conversa e exposições.
O programa de formação faz parte da política de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco, que visa a atualização constante dos professores. Segundo a diretora de Ensino da Seme, Maria Zélia Mendonça, a capacitação contínua dos educadores é essencial para a melhoria das práticas educacionais na rede municipal.