Connect with us

destaque

Prefeitura e Estado se unem para garantir água de qualidade em Cruzeiro do Sul

Published

on

A parceria entre a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e o Governo do Estado do Acre assegura o fornecimento de água potável para os moradores da cidade. A colaboração já resultou na construção de 70 poços e na instalação de 36 quilômetros de rede de distribuição, beneficiando 30 mil famílias. A expansão da rede de abastecimento segue com o objetivo de alcançar todos os bairros e localidades do município.

Essa ação conjunta demonstra como a cooperação intergovernamental pode ampliar a infraestrutura necessária, gerar economia significativa para o setor público e proporcionar impactos sociais positivos. A união de esforços otimiza recursos e maximiza resultados, beneficiando diretamente a população com serviços essenciais.

Advertisement

Na última segunda-feira, 20, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, anunciou a ampliação da rede de água para a comunidade localizada atrás do Polo Moveleiro, na Boca da Alemanha. Serão instalados cerca de 750 metros de rede para atender inicialmente de 35 a 40 famílias. O Governo do Estado fornecerá equipamentos e materiais, enquanto a prefeitura será responsável pela mão de obra.

Desde 2020, a parceria entre a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e o Governo do Estado, por meio do Sanacre — Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre, tem transformado a infraestrutura de abastecimento de água da cidade. Com o suporte contínuo do prefeito Zequinha Lima, a colaboração já resultou na instalação de 36 mil metros de rede de abastecimento.

Braz Pedroza, gestor da Sanacre, explica que a parceria tem sido fundamental para a ampliação da rede. Segundo ele, a prefeitura tem fornecido material e maquinário, além de disponibilizar mão de obra para a execução dos serviços.

Advertisement

O prefeito Zequinha Lima reforça que o serviço de expansão da rede de abastecimento não para, com o objetivo de alcançar todos os bairros e localidades. Além dos sistemas alternativos de água na zona rural, a prefeitura tem construído poços artesianos em pequenas comunidades, garantindo água limpa e tratada.

“A gente tem tratado a sério essa questão e muitas coisas têm sido feitas em parceria com o governo do estado”, destacou o prefeito Zequinha Lima.

Em Cruzeiro do Sul, 80% da água que chega às residências é de poços feitos pelo Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre e prefeitura de Cruzeiro do Sul. Só 20% são captados no Igarapé São Salvador pelo Saneacre.

Advertisement