Connect with us

Política

Presidente Luiz Gonzaga destaca apoio da ALEAC em projeto de expansão da produção de duínos no Acre

Published

on

Nesta segunda-feira (4), o presidente da Dom Porquito, Paulo Santoyo, apresentou um projeto de expansão da produção de suínos no Acre, com foco prioritário na agricultura familiar. A proposta foi discutida em um encontro no Palácio Rio Branco, onde o executivo foi recebido pela governadora em exercício, Mailza Assis, em uma articulação promovida pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALEAC), Luiz Gonzaga.

O projeto, que busca a inclusão de 300 produtores de suínos, visa proporcionar a capacidade de produção de 96 mil unidades a partir de 2025. Paulo Santoyo enfatizou que a capacidade atual da Dom Porquito é três vezes maior que a demanda, mas a falta de matéria-prima tem limitado as exportações da indústria.

Durante o encontro, o deputado Luiz Gonzaga recordou o apoio da ALEAC ao setor, destacando o início desse respaldo em junho deste ano, durante uma audiência pública realizada em Epitaciolândia. Na ocasião, a ALEAC promoveu discussões sobre estratégias para fortalecer a economia no Alto Acre, apresentando um estudo sobre o potencial de produção da indústria de suínos no estado.

Santoyo, ao apresentar o projeto, salientou o potencial de produção dos agricultores acreanos e a necessidade de fortalecer a agricultura familiar. Ele enfatizou a importância de facilitar o acesso a linhas de crédito para os pequenos produtores, buscando impulsionar o setor.

“O potencial de produção do povo do Acre é fantástico. Precisamos aproveitar esse potencial para fortalecer a agricultura familiar e, ao mesmo tempo, fazer chegar às linhas de crédito a esses pequenos produtores”, explicou Santoyo.