A Prefeitura de Rio Branco recebeu o selo UNICEF como reconhecimento por avanços em políticas voltadas à infância e adolescência. A premiação foi concedida devido a ações desenvolvidas nas áreas de saúde, educação e assistência social, que promoveram melhorias na qualidade de vida de meninas e meninos, além de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade.
O selo destaca o trabalho de municípios que se empenharam em áreas como educação infantil, saúde mental e física, acesso à água potável e proteção contra diferentes formas de violência. Entre os avanços alcançados em Rio Branco, estão a busca ativa de crianças fora da escola, monitoramento da saúde infantil e suporte social para famílias vulneráveis, incluindo as oriundas de comunidades tradicionais.
O prefeito Tião Bocalom, que também preside a Associação dos Municípios do Acre (AMAC), comemorou a conquista e ressaltou a relevância do selo como um reconhecimento do esforço coletivo. “Poucos municípios no Brasil alcançam esse reconhecimento. É motivo de orgulho que Rio Branco esteja entre eles, representando o Acre com mais sete cidades que também receberam o selo”, afirmou.
A secretária de Saúde, Nabiha Bestene, destacou a colaboração entre as secretarias e instituições envolvidas no trabalho que garantiu a certificação. Segundo ela, as equipes seguiram uma determinação clara do prefeito para que o selo fosse conquistado. A secretária também destacou o compromisso e a competência dos profissionais locais.
Na área de educação, a estratégia incluiu a reintegração de alunos ao ambiente escolar e o fortalecimento do ensino fundamental. Em assistência social, houve acompanhamento de famílias e promoção de hábitos saudáveis nas comunidades.
Representantes de outros municípios também reconheceram a importância da certificação. O prefeito de Acrelândia, Olavinho Boiadeiro, reforçou o compromisso em manter os avanços alcançados e ampliar os esforços na próxima gestão. O promotor de Justiça e secretário-geral do UNICEF, Cláudio Oshiro, destacou o impacto de investir na infância para construir um futuro mais promissor.