O setor de serviços no Acre registrou alta de 4,1% no volume de atividades em fevereiro de 2025, em comparação com o mês anterior. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base na Pesquisa Mensal de Serviços. O crescimento estadual ficou acima da média nacional, que foi de 0,8%.
Além do desempenho no volume de serviços, o setor também liderou a geração de empregos formais no estado, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Foram criadas 396 novas vagas no segmento em fevereiro. O comércio ocupou a segunda posição, com saldo de 134 empregos.
Entre os municípios acreanos, Cruzeiro do Sul apresentou o melhor saldo no mês, com 217 novas contratações. Sena Madureira (115), Bujari (75), Rio Branco (37) e Epitaciolândia (32) completam a lista das cidades com maiores saldos positivos de empregos formais.
A maioria das novas vagas foi preenchida por mulheres (368). Pessoas com ensino médio completo representaram o maior grupo entre os contratados (226), com destaque para jovens de 18 a 24 anos, que ocuparam a maior parte das posições abertas.
Além do setor de informação e comunicação, também tiveram desempenho positivo em fevereiro os segmentos de gestão de resíduos, serviços auxiliares financeiros, atividades imobiliárias, serviços profissionais, administrativos, complementares e os prestados às famílias.
Representantes do governo estadual avaliam que as ações voltadas ao fortalecimento do setor produtivo e as articulações comerciais com outros países podem contribuir para a continuidade do crescimento. Segundo o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, estão previstas iniciativas voltadas à produção agrícola, incluindo milho, soja e agricultura familiar.