Connect with us

Notícia

Consórcio projeta encerramento dos lixões no Acre até 2026

O Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Acre (CINRESOAC), criado em 2023, definiu novas ações para ampliar a destinação adequada de resíduos sólidos nos municípios do estado. A meta do consórcio é encerrar todas as atividades de lixões até o fim de 2026.

Atualmente, apenas Rio Branco possui aterro sanitário em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010). Os demais municípios ainda enfrentam dificuldades na destinação dos resíduos.

Advertisement

Durante reunião realizada no dia 11 de abril, representantes de 22 municípios participaram das discussões. Ficou acordado que Rio Branco receberá resíduos de 12 municípios.

De acordo com Emerson Leão, secretário executivo do consórcio, a próxima etapa é buscar soluções para os municípios isolados: Santa Rosa do Purus, Jordão, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. Leão afirmou que a maioria dos prefeitos estará em Brasília no dia 22 de abril para reuniões com a bancada federal do Acre e representantes ministeriais, com o objetivo de viabilizar apoio técnico e financeiro.

O prefeito de Rio Branco e presidente do consórcio, Tião Bocalom, ressaltou que os debates vêm possibilitando avanços e que o desafio central continua sendo a situação dos municípios do interior. Segundo ele, o diálogo entre as gestões é o caminho para alcançar a meta de extinguir os lixões em todo o estado.

Advertisement