Connect with us

Notícia

Suframa promove 1ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento no Acre

Published

on

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) realizará a 1ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento no Acre, um evento programado para ocorrer de quarta-feira (13) a sexta-feira (15) em Rio Branco. Essa iniciativa tem como objetivo esclarecer as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus (ZFM) e das Áreas de Livre Comércio (ALC), divulgar oportunidades de financiamento para projetos de interiorização e promover o ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) local. Além disso, visa reunir os principais entes envolvidos no desenvolvimento da Amazônia.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, liderará a comitiva da autarquia em Rio Branco. Ele enfatiza que o evento reflete a consolidação da parceria interinstitucional entre os órgãos federais envolvidos no desenvolvimento regional da região Norte, incluindo a Suframa, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e o Banco da Amazônia (Basa). A jornada faz parte dos esforços da Suframa para regionalização e interiorização, sendo a primeira edição realizada nos estados do Amapá e Roraima.

Durante o evento, as instituições apresentarão seus portfólios de projetos com o objetivo de criar iniciativas conjuntas em prol da interiorização do desenvolvimento e da integração da Amazônia. A Suframa detalhará como potenciais investidores podem aproveitar benefícios fiscais, como a lei de informática, e como empreendedores podem industrializar produtos com matéria-prima regional e incentivos tributários.

A programação do evento começa às 9h de quarta-feira, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), com uma coletiva de imprensa. A solenidade de abertura contará com a presença do governador do Acre, Gladson Cameli, e do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, entre outras autoridades estaduais. O evento incluirá palestras sobre Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), bem como discussões sobre incentivos fiscais, projetos industriais e financiamentos.

Na sexta-feira, estão programadas visitas às instalações e laboratórios de Institutos de Ciência e Tecnologia do Acre, incluindo a Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), o Instituto Senai de Tecnologia Madeira e Móveis “Carlos Takashi Sasai” e o Instituto Federal do Acre (Ifac).

Fonte: https://www.gov.br/suframa

Continue Reading