O Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e em parceria com a Fundação Hospitalar do Estado (Fundhacre), realizou entre os dias 3 e 5 de julho de 2025 um mutirão de cirurgias ortopédicas no Hospital Regional do Alto Acre, no município de Brasileia.
A ação faz parte do programa Opera Acre, que tem como foco descentralizar os atendimentos especializados do SUS e aproximar os serviços cirúrgicos da população do interior. Nesta edição, 32 pacientes da região foram beneficiados com cirurgias de menisco e de ligamento cruzado anterior (LCA).
Entre os atendidos está José Roberto Amorim, de 24 anos, que sofreu lesão durante uma partida de basquete. “Rompi o ligamento durante um jogo. A expectativa pela recuperação é muito alta, principalmente por uma questão de segurança. Às vezes, tenho a sensação de que estou pisando em falso”, relatou.
Com a iniciativa, o governo do Estado busca reduzir a demanda reprimida de cirurgias eletivas no SUS, minimizar deslocamentos até a capital e melhorar o acesso aos serviços de saúde em municípios mais afastados.