Connect with us

Saúde

Acre inicia vacinação contra dengue em fevereiro

Published

on

O governo do Acre, em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), anunciou o início da vacinação contra a dengue para fevereiro. A iniciativa segue o comunicado do Ministério da Saúde, realizado na quinta-feira, 25, sobre a distribuição da vacina Qdenga (TAK-003) para 11 municípios acreanos. Este imunizante, que tem a função de induzir respostas imunológicas aos quatro sorotipos do vírus da dengue, obteve aprovação da Anvisa em março de 2023.

A campanha de imunização será direcionada a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, moradores de municípios com população superior a cem mil habitantes e incidência elevada de casos de dengue tipo 2. Áreas adjacentes também serão beneficiadas com a vacina.

Advertisement

Os municípios selecionados para a campanha são: Rio Branco, Senador Guiomard, Capixaba, Sena Madureira, Plácido de Castro, Manoel Urbano, Porto Acre, Acrelândia, Bujari, Santa Rosa do Purus e Jordão. O Ministério da Saúde será responsável por anunciar a data específica de início da vacinação.

Para esta campanha, o Ministério da Saúde disponibilizará aproximadamente 6 milhões de doses da vacina, sendo 5,2 milhões adquiridas da Takeda Pharma e 1,3 milhão recebidas como doação. O Brasil se destaca como o primeiro país a oferecer a vacina contra a dengue em seu sistema público de saúde. Contudo, a necessidade de duas doses do imunizante, aplicadas em um intervalo de três meses, implica uma limitação no número de pessoas vacinadas, devido à capacidade restrita de produção das doses.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Advertisement

Continue Reading
Advertisement