Connect with us

destaque

Alerta de enchente em Cruzeiro do Sul: Rio Juruá ultrapassa cota de alerta

Published

on

Neste domingo, dia 25, a cidade de Cruzeiro do Sul enfrenta um momento crítico, pois o nível do Rio Juruá superou a marca de alerta estabelecida em 11.80 metros, atingindo 11.86 metros. A situação é preocupante, e a expectativa é de que as águas provenientes do alto Rio Juruá, que deverão chegar ainda nesta noite, façam com que o nível do rio alcance 13 metros até a próxima terça-feira, dia 27, ultrapassando assim o limite de transbordamento.

Diante da iminente ameaça de enchente, o prefeito Zequinha Lima convocou uma reunião de emergência com todos os secretários municipais na manhã deste domingo para coordenar as ações preventivas. A Defesa Civil Municipal, que monitora a situação de perto, alerta para a chegada das águas que estão a caminho de Cruzeiro do Sul.

Para mitigar os impactos da possível enchente e assegurar a segurança dos moradores, foram designadas cinco escolas como abrigos temporários: Margarida Pedreira, Thaumaturgo de Azevedo, Corazita Negreiros, Marcelino Champagnat e Creche Irmã Diana. Essas medidas fazem parte do plano de contingência da cidade, que foi elogiado pela defesa civil nacional após a gestão da maior enchente já registrada em Cruzeiro do Sul, em 2021.

O prefeito Zequinha Lima destacou a eficácia do plano de contingência e garantiu que a prefeitura está pronta para oferecer suporte imediato e amplo às famílias que podem ser afetadas pela enchente. Na manhã desta segunda-feira, dia 26, o prefeito realizará uma inspeção nos locais já impactados pelo aumento do nível das águas.

Advertisement

Além disso, uma reunião está agendada para as 15 horas desta segunda-feira com as forças de segurança, o Exército, os Bombeiros e outras instituições, com o objetivo de alinhar as ações de apoio às famílias atingidas pela enchente.

A prefeitura orienta que, em caso de emergência, os cidadãos devem contatar os bombeiros ou ligar para o número da Defesa Civil Municipal: 999464079. A cidade está em alerta máximo e mobiliza todos os recursos disponíveis para enfrentar esta situação desafiadora.