Connect with us

Saúde

Aumento nos casos de covid-19 e dengue tornam crítica a Saúde no Acre

Published

on

A situação no estado do Acre se torna cada vez mais preocupante com o aumento de casos e complicações relacionadas à covid-19 e à dengue. Com a chegada do período de chuvas, que favorece a proliferação do mosquito transmissor da dengue, as unidades de saúde estão enfrentando um aumento significativo no número de pacientes exibindo sintomas dessas doenças.

Um dos grandes desafios para a saúde pública é o crescente número de pacientes que necessitam de cuidados intensivos. O Acre dispõe de um total de 67 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dos quais 63 estão atualmente ocupados. Isso corresponde a uma taxa de ocupação superior a 94%.

No Pronto-Socorro de Rio Branco, a situação é particularmente alarmante. Esta unidade, que atende o maior número de pacientes em estado crítico, dispõe de 27 leitos, dos quais 26 estão ocupados. O Hospital Santa Juliana, que também atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), possui 20 leitos de UTI, com apenas um disponível no momento.

De acordo com informações fornecidas pela Secretaria Estadual de Saúde, a situação não é menos preocupante no Hospital do Juruá, onde 8 dos 10 leitos de UTI estão ocupados. Na Fundação Hospitalar, a totalidade dos 10 leitos de UTI encontra-se ocupada.

Continue Reading