Connect with us

destaque

Bocalom confraterniza com comunidade do Km 5 do ramal Barro Alto

Published

on

O prefeito de Rio Branco esteve na manhã deste sábado (15) em um café da manhã na comunidade do Km 5 do ramal Barro Alto, na propriedade do senhor Gessé Silva, que possui 50 hectares de terra e cultiva 13 mil pés de café. O produtor rural ressaltou que a prefeitura fez um investimento de 7.500 mudas de café gerando uma economia de aproximadamente 20 mil reais, forneceu adubos, calcário, deu assistência técnica e realizou melhorias no ramal, o que motivou a comunidade a convidar o prefeito para agradecer o apoio.

Gessé Silva afirmou que o convite foi para agradecer os benefícios proporcionados pelo prefeito. “A gente fez um convite pra gente tomar um cafezinho aqui em casa. Agradecer a ele pelo benefício que tem nos proporcionado. A gente está muito grato por tudo que ele tem feito aqui por nós. Tem um plano de plantar mais e nós estamos com as 13 mil covas de café plantados e queremos plantar mais umas 10 mil agora para o ano, se Deus quiser”, explicou Gessé.

Werison Estevam, também produtor rural na região, informou que essa gestão foi a única que fez melhorias no ramal Barro Alto. “Essa foi a única gestão aonde o nosso ramal hoje, o PA Barro Alto, ele tem acesso de inverno a verão. Todos os carros, todo mundo rodou de inverno a verão e nós tivemos incentivo com maquinário, com trator de graça, que era cobrado a hora de trator anteriormente, tivemos o incentivo com o adubo, a correção de solo e com o calcário”, destacou.

O secretário da Seagro, Eracides Caetano, falou dos investimentos que a prefeitura está fazendo para alavancar a produção rural. Só no ano passado mais de 150 mudas de café foram distribuídas aos produtores e para esse ano a meta é chegar em 200 mil. Ele ressaltou ainda que boa parte dos ramais do cinturão verde já está rodando de inverno a verão. “A gente já vai deixar mais de 60% dos ramais rodando o inverno e o verão. E isso aí é uma marca do nosso prefeito que ele sempre falou. É incentivar o agricultor para poder segurar ele na zona rural.”

Após o evento, o prefeito foi convidado a conhecer o plantio de café. Ele enfatizou a importância do cuidado que o poder público tem que ter com o homem do campo. Destacou ainda as melhorias realizadas nos ramais e relatou a falta de equipamentos enfrentada pela gestão ao assumir a prefeitura em 2021. O prefeito ressaltou que, embora seja fundamental cuidar do campo, também é necessário atender às necessidades da cidade. Segundo ele, a riqueza do campo é fundamental. “A gente vai continuar cuidando do campo, botando dinheiro aqui, para poder ajudar na produção, porque a gente sabe que a riqueza daqui é que vai pra lá. Então volto a insistir, campo rico, cidade rica, campo pobre, cidade pobre. Por isso a gente vai continuar ajudando o campo, mas também não esquecendo que na cidade mora muita gente e que precisa do nosso apoio, do nosso carinho, para melhorar a vida das pessoas.”