Connect with us

Educação

Escolas públicas do Acre recebem novos laboratórios de tecnologia

Cinco escolas públicas no Acre serão beneficiadas com laboratórios de tecnologia, incluindo equipamentos de impressão 3D e kits de robótica. A iniciativa faz parte do programa Mais Ciência na Escola, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com coordenação do Instituto Federal do Acre (Ifac).

O projeto foi aprovado na Chamada Pública nº 13 de 2024 e conta com um investimento de R$ 500 mil. Os recursos serão utilizados na aquisição de impressoras 3D, notebooks, roteadores Wi-Fi, kits de robótica Lego, televisores e bancadas de trabalho.

Advertisement

Objetivos do programa

O Mais Ciência na Escola tem como objetivo disseminar o letramento digital e a educação científica na educação básica. Além da implantação dos laboratórios, o programa prevê a capacitação de estudantes e professores em modelagem e impressão 3D, programação, robótica e automação.

Os participantes poderão aplicar os conhecimentos adquiridos em prototipação de produtos, participação em competições como a Olimpíada Brasileira de Robótica e apresentações em eventos escolares e estaduais.

Escolas contempladas

As escolas beneficiadas são: Plácido de Castro (Cruzeiro do Sul), Tupanir Gaudêncio da Costa (Tarauacá), Fontenele de Castro (Sena Madureira), Clínio Brandão (Rio Branco) e Anthero Soares Bezerra (Xapuri).

Advertisement

O projeto é coordenado pelo professor William Pedrosa Maia, responsável pelo Laboratório IFMaker no Ifac Campus Rio Branco. A expectativa é que a iniciativa fomente a cultura maker, a ciência e a inovação no estado.

Com os novos laboratórios, espera-se que as escolas fortaleçam o ensino de tecnologia e ciência, promovendo maior interação entre alunos, professores e o mercado de inovação tecnológica.

Advertisement