O Governo do Acre realizou mutirões de regularização ambiental nos municípios de Manoel Urbano, Feijó e Tarauacá entre os dias 19 e 22 de novembro. A ação foi conduzida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), com parcerias do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Projeto Floresta+ Amazônia.
Serviços ofertados
Durante os mutirões, foram oferecidos serviços de apoio técnico para inscrição e retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e orientação para elaboração de projetos simplificados de recomposição de áreas alteradas. A iniciativa também incluiu atendimentos relacionados a licenciamento ambiental, informações sobre autos de infração e a adesão a projetos como o Floresta+ Amazônia e o Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia.
Resultados alcançados
- Manoel Urbano (19/11): Foram realizados 28 requerimentos, 25 atendimentos informativos e duas inscrições no Floresta+.
- Feijó (20 e 21/11): Houve 69 atendimentos, incluindo 13 requerimentos, 48 informações fornecidas e 12 inscrições no Floresta+.
- Tarauacá (20, 21 e 22/11): Registraram-se 145 atendimentos, 13 requerimentos e 106 inscrições no Floresta+.
A ação teve o objetivo de promover sustentabilidade e facilitar o processo de regularização ambiental para produtores rurais, reforçando a parceria entre diferentes esferas governamentais e organizações locais.