Connect with us

destaque

Iniciativas da Prefeitura de Cruzeiro do Sul impulsionam agricultura e piscicultura locais

Published

on

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, sob a gestão da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, está implementando ações voltadas ao fortalecimento da agricultura local, com o intuito de disponibilizar aos produtores recursos para expansão e aprimoramento de suas atividades. A estratégia adotada pela prefeitura inclui a distribuição de equipamentos agrícolas, financiada por emendas parlamentares e programas municipais de fomento, afetando positivamente várias cadeias produtivas, entre elas a da cana-de-açúcar.

Durante uma visita a produtores que se beneficiaram da iniciativa, o prefeito Zequinha Lima pôde constatar os efeitos práticos dos novos equipamentos. “Aqui ele não tinha como comprar um motor. No ano passado a prefeitura veio aqui, através da secretaria, e doou esse material para ele. E essa ajuda veio exatamente para que ele pudesse aumentar ainda mais a sua produção e acelerar o processo também,” disse Lima, referindo-se ao impacto da doação dos equipamentos na produção local.

Além do apoio direto à produção de cana-de-açúcar, a prefeitura lançou um programa de psicultura, em parceria com o Governo do Estado, com o objetivo de desenvolver a produção de peixes na zona rural. O programa abrange desde a construção de tanques até o fornecimento de assistência técnica e estrutural para os produtores familiares. “Nós temos duas máquinas atendendo o ramal 11 e uma máquina atendendo o ramal São Francisco. Nós estamos visitando todas essas famílias para que elas fiquem enquadradas dentro dos critérios do convênio e a partir dessa visita se faz a autorização do serviço e assim tem-se a execução,” explicou Lima sobre o funcionamento e os objetivos do programa.

A resposta da comunidade tem sido positiva, com vários produtores expressando gratidão pela oportunidade de melhorar suas condições de produção e segurança alimentar. O prefeito destacou a importância da continuidade do apoio aos agricultores, enfatizando o compromisso da prefeitura em garantir não só a execução dos projetos, mas também o acompanhamento e a assistência necessária para assegurar o sucesso das iniciativas.

“Estamos averiguando aqui junto aos produtores se realmente eles estão satisfeitos com o trabalho que está sendo feito. Vi que o tanque deles ficou bom e eles têm condição de criar aqui até 1.200 peixes dentro desse espaço. A nossa satisfação é de fazer com que as pessoas possam ter o auxílio do poder público e é isso que nós estamos fazendo aqui. Nós não vamos só cavar o tanque, nós vamos também dar assistência no decorrer do período que estiverem com o peixe para que não haja prejuízo com os alevinos e nem com a ração. Pode contar sempre com a nossa equipe,” afirmou Lima, reiterando o papel ativo da prefeitura na promoção da agricultura e piscicultura locais.

Advertisement