A obra da nova maternidade de Rio Branco avançou para a etapa de fundação do prédio principal. O trabalho é realizado pelo governo do Acre, por meio das secretarias de Obras Públicas (Seop) e Saúde (Sesacre), com a operação simultânea de duas perfuratrizes que atuam na preparação do solo.
O secretário de Obras Públicas, Ítalo Lopes, destacou a importância do momento. “O governador Gladson Cameli tem dito que este é o ano do executar. Por isso, o trabalho de fundação do prédio principal, junto à chegada do verão, é um marco para o Estado e para a população acreana”, afirmou. A meta é concluir as bases estruturais antes do período chuvoso, garantindo continuidade à obra nos meses seguintes.
Segundo o diretor de Execução e Fiscalização da Seop, Denis Amorim, os trabalhos seguem o projeto executivo. “Além da máquina que opera com diâmetro de 30cm e 40cm, chegou agora o equipamento que faz 50cm e 60cm, para a fundação do prédio principal. Também trabalhamos simultaneamente no prédio da primeira fase e nos anexos”, disse.
A nova maternidade será composta por cinco etapas. Quando finalizada, contará com 150 leitos de enfermaria clínica e obstétrica, 16 salas de pré-parto, parto e pós-parto, 7 salas de cirurgia e parto cesariano, 10 leitos de UTI adulto, 30 de UTI neonatal, 30 de cuidados intermediários e 15 de UCI Canguru. A estrutura incluirá ainda a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera.
De acordo com o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, a unidade vai integrar serviços que hoje funcionam em diferentes locais. Ele apontou que o aumento da população e da taxa de natalidade reforça a necessidade de uma nova estrutura.
Além da ampliação da rede de saúde, a obra também gera empregos no setor da construção civil.