Connect with us

destaque

Políticas públicas impulsionam a Cultura em Cruzeiro do Sul

Published

on

O município de Cruzeiro do Sul tem se destacado no cenário cultural acreano, graças a inovadoras políticas públicas implementadas na região, além da organização do seu Sistema Municipal de Cultura. Essas políticas têm sido desenvolvidas em dois principais eixos: o engajamento ativo dos agentes culturais de todas as esferas da sociedade e o fortalecimento da capacitação para elaboração de projetos de financiamento.

Cultura em Cruzeiro do Sul

Advertisement

Cruzeiro do Sul se destaca ainda, no cenário cultural nacional, graças a abordagens que visam atender às demandas da comunidade local. O primeiro eixo na participação ativa dos fazedores de cultura de todas as áreas, sejam eles urbanos, rurais ou indígenas. Essa abordagem assegura que as políticas culturais sejam adaptadas de acordo com as necessidades e interesses da população local. O segundo eixo é o investimento na capacitação dos agentes culturais, para que possam desenvolver projetos que lhes permitam acessar fontes de financiamento, garantindo a sustentabilidade de suas atividades.

O prefeito Zequinha Lima ressaltou a importância da cultura local, que se tornou referência a nível estadual e nacional devido aos avanços conquistados. “Hoje temos uma cultura consolidada, e é importante participarmos para poder conferir o que pode ser melhorado. Os fazedores de cultura veem para contribuir e colaborar. Temos feitos investimentos da ordem de 500 mil, 700 mil, Paulo Gustavo; talvez faltem projetos, mas recurso não falta. O governo federal tem nos ajudado muito, e temos também temos a lei municipal de cultura.”

5ª Conferência de Cultura

Advertisement

A 5ª Conferência de Cultura de Cruzeiro do Sul, com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, é um evento crucial nesse contexto. Seu objetivo principal é dar voz aos fazedores de cultura locais, para que suas propostas sejam encaminhadas às etapas estadual e nacional da conferência. Durante dois dias, em 27 e 28 de outubro de 2023, mais de duzentos artistas, agentes e fazedores culturais participaram e discutiram propostas em seis eixos que nortearão e servirão como base para as discussões nas conferências estadual e nacional de cultura. Além disso, foram eleitos os delegados que representarão Cruzeiro do Sul na Conferência Estadual de Cultura.

Aldemir Maciel, secretário municipal de cultura, explicou o funcionamento da conferência como preparatória para a construção do Plano Nacional de Cultura. “A Prefeitura realiza essa conferência porque houve uma convocatória nacional para discutir políticas públicas para o Plano Nacional de Cultura para nosso município, a primeira etapa acontece em março em Brasília”, explicou.

Anailton Salgado, presidente do Conselho Municipal de Cultura, destacou os avanços e desafios da cultura local. “Temos todo cuidado para que Cruzeiro do Sul possa estar cumprindo cada vez mais seu papel cultural. Estamos adiantados em relação a muitos municípios, não apenas no Acre, mas também no Brasil. Todos os segmentos se reúnem aqui para elaborar estratégias que farão parte do Plano Nacional de Cultura. Estamos fazendo o dever de casa, proporcionando ganhos para os segmentos.”

Advertisement

Advertisement