A Prefeitura de Rio Branco iniciou, na quinta-feira (20), uma programação voltada ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. As atividades estão sendo realizadas no Horto Florestal e têm como foco a conscientização ambiental, especialmente entre crianças.
A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia). Segundo a titular da pasta, Flaviane Stedille, a atual gestão tem adotado ações voltadas à educação ambiental desde a infância. Ela explicou que a secretaria tem priorizado ações educativas e de conscientização, com o objetivo de influenciar o comportamento das novas gerações e das famílias.
Durante o evento, o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) apresentou um mini laboratório. O engenheiro sanitarista Jorge Ney Araújo explicou o funcionamento do processo de tratamento da água, desde a captação no Rio Acre até a purificação para o consumo humano. O engenheiro destacou o controle rigoroso na dosagem de produtos químicos utilizados nas estações de tratamento da cidade.
Estudantes da rede municipal participaram da programação e demonstraram conhecimento sobre a importância do cuidado com os rios e o uso consciente da água.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, acompanhou a atividade e falou sobre as ações da gestão municipal voltadas ao abastecimento de água tratada e preservação ambiental. Segundo o prefeito, é necessário mudar hábitos culturais para evitar o desperdício e a poluição dos recursos hídricos.
A programação no Horto Florestal segue até o sábado (22) e conta com a parceria do Instituto de Mudanças Climáticas, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Universidade Federal do Acre (Ufac).