Connect with us

destaque

Prefeitura de Xapuri irá reabrir Casa de Chico Mendes nesta sexta-feira

Published

on

A Prefeitura Municipal de Xapuri anuncia a reabertura da Casa de Chico Mendes, para esta sexta-feira, 10 de novembro, às 10 horas. O evento é resultado da colaboração entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a prefeitura do município e a família do líder seringueiro.

A Casa de Chico Mendes, um espaço que preserva a memória do líder, defensor da Amazônia e dos direitos dos trabalhadores rurais, representará não apenas a revitalização do patrimônio histórico, mas também um compromisso com a preservação da cultura local.

Advertisement

Tombada pelo Iphan desde 2007, a edificação e seu acervo remetem ao modo de vida do seringueiro na região amazônica. A residência é o local em que viveu e onde foi assassinado Chico Mendes, em 1989.  A reabertura do Museu Casa de Chico Mendes é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, em parceria com o Iphan.

As obras na residência foram iniciadas em fevereiro deste ano. A reforma incluiu a troca de barrotes danificados, substituição de peças de madeira da fachada e área interna e troca da estrutura da cobertura, além de lavagem e substituição de telhas danificadas. A cerca foi refeita, o deck, recuperado; e a casa, por fim, recebeu nova pintura completa. No total, foram investidos pouco mais de R$ 92 mil. Com o projeto, será realizada a renovação do contrato de locação da casa, firmado entre Iphan, prefeitura de Xapuri e a família Mendes, possibilitando a reabertura e visitação.

Advertisement