Connect with us

destaque

Acre celebra 62 anos com cerimônia e show em Rio Branco

Published

on

O Estado do Acre celebra seu 62º aniversário neste sábado (15) com uma série de eventos comemorativos no Segundo Distrito de Rio Branco. A programação inclui a tradicional troca e hasteamento da bandeira acreana, além de uma apresentação da banda Garotos do Sótão, diretamente de Cruzeiro do Sul.

A cerimônia oficial, marcada para as 7h da manhã, contará com a presença do governador Gladson Cameli, da vice-governadora Mailza Assis, do prefeito de Rio Branco Tião Bocalom, de deputados estaduais e outras autoridades políticas, além de representantes do Ministério Público do Acre (MPAC) e outras entidades estaduais. Durante a cerimônia, ocorrerão honras militares realizadas pela Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC) e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC).

À tarde, às 16h30, será realizada a solenidade de condecoração da Ordem da Estrela. O evento incluirá a leitura do Decreto N° 24 de 26 de fevereiro de 1976, seguida das condecorações, entrega da insígnia, leitura do currículo dos agraciados, assinatura do Livro de Investidura, fotos oficiais e pronunciamentos dos representantes do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), da Assembleia Legislativa, do prefeito de Rio Branco e do governador.

Devido às comemorações, o trânsito na área do Segundo Distrito de Rio Branco sofrerá alterações. Conforme divulgado pelo governo, haverá interdições nas proximidades do local do evento a partir das 7h da manhã, com a liberação do acesso para o fluxo normal uma hora após o encerramento. O fechamento das vias, planejado pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans) e pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), ocorrerá na Rua Eduardo Assmar, desde a churrascaria Canaã até a Ponte Metálica. O acesso para o público será direcionado pela Rua 24 de Janeiro, próximo à Escola Maria Angélica.

O Acre foi elevado à categoria de estado em 1962, quando o então presidente do Brasil, João Goulart, assinou em Brasília (DF) a lei federal proposta pelo deputado federal José Guiomard dos Santos, conferindo ao território federal do Acre o status de estado.