Connect with us

destaque

 Programa Avança Cruzeiro consolida planejamento participativo e de longo prazo para o município

Published

on

“Este evento marca um dia histórico para Cruzeiro do Sul, pois reúne a sociedade para discutir seu futuro. O programa é um compromisso de ouvir e responder às necessidades da comunidade, transformando Cruzeiro do Sul numa cidade cada vez melhor a partir de decisões e planejamento dos seus moradores e representantes”, afirmou o prefeito Zequinha Lima durante o lançamento do Programa Avança Cruzeiro, realizado neste sábado, 15, no Teatro do Campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac).

O programa, liderado pela gestão do prefeito Zequinha Lima, busca alinhar as políticas municipais com a Agenda 2030 da ONU e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, envolvendo a comunidade na definição de uma visão de longo prazo para a cidade. Com uma plenária lotada e participação de diversos segmentos sociais, o programa consolida em Cruzeiro do Sul noções avançadas de gestão pública, envolvendo a participação popular e o comprometimento da sociedade civil e do poder público com objetivos de longo prazo.

Os eixos temáticos discutidos durante o evento incluíram gestão pública, saúde, educação, social, meio ambiente, cultura, esporte e lazer, infraestrutura e saneamento, desenvolvimento rural, desenvolvimento econômico e mobilidade urbana. Após a sessão plenária, os participantes, divididos em grupos, debateram os eixos temáticos.

“O programa foi pensado para dar voz à sociedade, onde as pessoas podem apresentar suas maiores dificuldades e sugerir o que realmente necessitam para uma vida mais digna. Estamos aqui para ouvir e planejar juntos, garantindo que as prioridades da sociedade sejam refletidas nos planos futuros,” explicou Rafael Bastos, consultor especializado em gestão pública.

O professor doutor Marcelo Siqueira, representando a Ufac no evento, destacou o papel da universidade para o desenvolvimento do município. Ele propôs a criação de um novo laboratório de análise de solos para apoiar os agricultores, além de melhorar a gestão pública com novas tecnologias.

Francisca da Silva Barros, moradora do Rio Croa, reforçou a importância dos serviços de saúde para as comunidades rurais e ribeirinhas. Ela destacou a necessidade de um posto de saúde mais próximo para garantir a assistência médica.

Darcy Mendes dos Santos, agricultor do ramal 3 da Vila Santa Luzia, falou sobre a modernização da agricultura familiar, focando em mecanização, adubação e correção de solo para melhorar a produtividade e qualidade de vida.

José Maria, presidente da Associação de Moradores do Bairro do Remanso, lembrou do acesso à moradia. Ele agradeceu ao prefeito pela construção de 100 novas casas, mas mencionou o grande déficit habitacional e a necessidade de melhorias na infraestrutura, como asfaltamento de ruas e saneamento básico.