As vendas no comércio cresceram 0,5% em fevereiro de 2025 em relação a janeiro, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE. O setor, composto por mais de 6,5 milhões de pequenos negócios, voltou a apresentar crescimento após quatro meses de estabilidade.
Os segmentos com maior crescimento no mês foram hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,1%), além de móveis e eletrodomésticos (0,9%). Na comparação com o mesmo mês de 2024, o comércio varejista registrou aumento de 1,5% no volume de vendas, com destaque para móveis e eletrodomésticos (9,3%) e vestuário e calçados (8,6%).
O Sebrae recomenda três estratégias principais para que microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) consigam manter o desempenho ao longo do ano:
- Relacionamento com o cliente – Investir na compreensão das necessidades do consumidor e na oferta de valor, o que pode incluir melhorias no atendimento, é uma forma de manter as vendas, mesmo diante de variações nos preços.
- Organização e planejamento – Antecipar ações para datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, incluindo estoque, campanhas e treinamento da equipe.
- Diversificação de canais de venda – Utilizar plataformas digitais como redes sociais, e-commerce e aplicativos de mensagem para ampliar o alcance das vendas.
Segundo o analista de Competitividade do Sebrae, Flávio Petry, apesar do resultado positivo no início do ano, as projeções indicam crescimento mais moderado nos próximos meses, com influência de fatores como inflação, juros e confiança do consumidor.