A campanha Novembro Azul teve início em Cruzeiro do Sul no dia 1º de novembro, focada na promoção da saúde masculina. A programação inclui palestras, oficinas e atendimentos direcionados aos homens nas unidades de saúde e no posto Francisco Santos, conhecido como posto do agricultor, no centro da cidade.
O diretor de Atenção à Saúde, Lindomar Ferreira, explica que a campanha aborda não apenas a prevenção do câncer de próstata, mas também a saúde masculina em geral. Os atendimentos incluem exames de PSA, testes de glicemia, hormonais, além de orientações e serviços odontológicos e de vacinação.
Neste ano, a Secretaria de Saúde ampliou o horário de atendimento para facilitar o acesso dos trabalhadores, com o posto de referência operando das 17h às 19h. Segundo Áureo Neto, secretário municipal de saúde, a medida foi criada para atender aqueles que têm dificuldades de ir aos postos durante o expediente regular.
A campanha também traz ações de saúde em pontos centrais da cidade e inclui uma oficina de autocuidado organizada pela SESACRE. No dia 8 de novembro, haverá atendimento específico para servidores da Secretaria de Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça o convite aos homens de Cruzeiro do Sul para que participem da campanha e busquem os atendimentos disponíveis para cuidar da saúde de forma preventiva e integral.