Connect with us

destaque

Prefeitura de Rio Branco adere ao Selo Unicef e alcança meta de rematrículas

Published

on

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao Selo Unicef, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância. O Selo Unicef tem como objetivo estimular e reconhecer avanços na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Com a adesão ao Selo Unicef, o município se compromete a priorizar a agenda de políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. A gestão municipal optou por readesão à edição do Selo Unicef, válida de 2021 a 2024.

Uma das iniciativas do Selo Unicef é a Busca Ativa Escolar (BAE), uma solução tecnológica e metodologia inovadora que apoia os municípios na identificação de crianças e adolescentes fora da escola, auxiliando-os a retornar, permanecer e aprender. O Unicef, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), implementa a Busca Ativa Escolar.

O Programa Busca Ativa Escolar trabalha ações para manter as crianças nas unidades educativas, identificando, registrando, controlando e acompanhando aquelas fora da escola ou em risco de evasão. A iniciativa é contínua, visando assegurar o direito à educação para todas as crianças de Rio Branco.

A cada período, uma meta de rematrícula é estabelecida com base nos alunos que não constam no censo escolar do ano em curso. Para a segunda medição, a meta era rematricular 607 alunos, conforme a edição 2021/2024 do Selo Unicef. No dia 18 de junho de 2024, Rio Branco, através do Programa Busca Ativa Escolar, alcançou a meta de 607 rematrículas. Este resultado confirma o compromisso da gestão municipal em garantir a permanência das crianças na escola no tempo devido. Com a meta atingida, a Secretaria Municipal de Educação receberá o Selo Unicef.